domingo, 18 de julho de 2010

JOVEM, ENTREGUE SEUS SONHOS A DEUS

Eclesiastes 12:1 – “Lembra-te também do Teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamentos”.

O jovem se encontra numa fase privilegiada da vida, pois tem força, vigor e sonhos, muitos sonhos. Quando jovens pensam nos seus sonhos, pensam neles já realizados, ou seja, pensam no final, já idealizam o seu fim, muito provavelmente pela capacidade que o jovem tem de pensar positivamente (ainda que o que muito do que pense não seja o correto) e de visualizar grandes conquistas e de acreditar que nada poderá dar errado. Mas quando nos deparamos com o que diz o texto acima, nos deparamos com uma verdade absoluta. A de que toda história não é constituída só de um final, mas tem também um começo e um meio. Não é, entretanto, somente essa verdade que eu aprendo. Eu aprendo mais duas outras.
A primeira é que o começo de nossa história nem sempre será do jeito que esperamos.
A segunda é que o meio de nossa história determinará até aonde queremos ir. Jovem, como está sendo o começo de sua história? Como está sendo o inicio dos seus sonhos, dos seus projetos (se é que você tem)? Até onde você quer ir?
As suas atitudes no presente influenciarão decisivamente que tipo de vida você, jovem, terá no futuro e quem você será no futuro e o que você será no futuro?
O autor do texto que temos como reflexão, foi Salomão. Filho do grande Rei Davi, teve um inicio muito bom, promissor, um jovem que pediu apenas sabedoria a Deus para governar, mas, devido á Sua humildade, recebeu de Deus não somente aquilo que pediu, mas muito mais.
Esse pedido de Salomão personifica o que diz Efésios 3:20,21 – “Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém”.
Só que o meio da história de Salomão foi de desvios e um final de decepção, não com Deus, mas consigo.
Mas lendo este texto, podemos lembrar-nos de José no Egito. A Bíblia começa a narrar à história de José quando era um jovem de 17 anos de idade. Diz a Bíblia que José era muito amado por seu pai, Jacó. José era aquilo que nós chamamos “o queridinho do papai”. José recebe de seu pai um lindo manto com mangas compridas e muitas cores. Um dia José teve dois sonhos inspirados. Deus colocou em seu coração que ele seria grande e que reinaria sobre os seus irmãos e também sobre toda a sua família.
Jovem, não conte os seus sonhos para quem não deve. Sonhe com Deus os seus sonhos!
Provavelmente empolgado pelos sonhos, por conta de sua juventude e inexperiência, José contou os sonhos que teve para sua família, o que logicamente aumentou ainda mais a raiva e a inveja que seus irmãos nutriam por ele, e tramaram matá-lo. Quando contamos os sonhos que Deus planta em nossos corações para quem não devemos, trazemos para nossa vida:
A inveja dos que não tem capacidade de sonhar.
O descrédito dos incrédulos
O desprezo dos incompetentes.
A raiva dos pobres de espírito.
Quando o mundo se coloca entre você e os sonhos que Deus lhes reserva, o risco da perda é grande por se deixar influenciar com opiniões alheias, se fechar para Deus e acabar desistindo. Não abra sua boca para as pessoas erradas.
Como um dos líderes de um Dpto (UMMBVR), uma coisa que Deus tem me ensinado, é sonhar os sonhos com Ele.
Jovem, convide Deus para sonhar com você os seus sonhos. Há sonhos que não devemos contar a ninguém, devem ficar somente entre nós e Deus. Quando você sonha com Deus os seus sonhos, você atrai o sobrenatural do Senhor para concretização deles..
Que Deus nos abençoe, Amém.

Irineu Antunes -Membro da PIB e Secretario da UMMBVR

6 comentários:

  1. Nossa que estudo maravilhoso, que Deus possa a cada dia derramar muitas bênçãos na vida dos irmãos e que quem tem um pouquinho mais de experiência, possa em amor nos ajudar a cada dia, Irineu que Deus te abençoe e esse blog está de portas abertas....

    ResponderExcluir
  2. que artigo maravilhoso que DEUS possa tocar em nossos coraçoes

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo !!! Com certeza o nosso Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos, pois nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração do homem, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam !!! Amém ...

    ResponderExcluir
  4. Coloco isso em minha vida a cada dia: "quero somente sonhar os sonhos de Deus em minha vida"...
    Quero deixar uma mensagem q li hj na devocional:
    "Nunca se julgue auto-suficiente para agir sozinho e não perca seu tempo tentando entender Deus. Simplismente confie nele."
    Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  5. "Se tentaram matar os teus sonhos... Não desista não pare de crer. Os sonhos de Deus jamais vão morrer..." Amém!!!

    ResponderExcluir